Desmitificando a low carb

Muito se fala em dieta low carb. Mas será que esse termo está correto? Definitivamente, não. Low carb não é dieta, é uma estratégia. Então, se você segue uma alimentação low carb como estilo de vida para se manter magro(a) precisa repensar, pois se escolher um estilo de vida saudável terá mais sucesso.

A low carb até favorece o emagrecimento, porque diminui e melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos. Mas low carb não é pra todo mundo, há pessoas que até ganham peso quando ficam sem o carboidrato. Mas para casos de resistência insulínica, síndrome do ovário policístico, aumento da glicemia, aumento do colesterol, hemoglobina glicada elevada e síndrome metabólica a low carb é uma ótima estratégia.

No plano alimentar normal, temos de 50% a 60% de carboidratos, sendo que em uma alimentação low carb há de 40% a 30%. A regra é priorizar os carboidratos integrais e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados.

DESVANTAGEM:

1 Low carb a longo prazo pode desregular a tireóide;

2️ Ter perda da massa magra. O tecido muscular ajuda a regular o metabolismo, então, se ele diminui, o corpo entra numa espécie de estágio poupador de energia, e o metabolismo cai, o que dificulta o emagrecimento no fim das contas;

3️ Gera compulsão alimentar devido a restrição e, com isso, volta ganhar o peso perdido;

4️ NÃO recomendado para diabetes tipo 1, exceto em alguns momentos para regular a glicemia quando estiver sempre elevada.

ATENÇÃO:

Não confunda low carb com dieta cetogênica (zero carboidrato), que por sua vez restringe drasticamente o consumo do carboidrato e o substitui por gordura saudável.

Tem outras dúvidas sobre low carb? Manda aqui pra nutri que vou lhe responder!

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?