Aprenda como evitar os vilões do emagrecimento

Você tenta de tudo mas não consegue emagrecer? Faz dieta, muda de dieta, faz sacrifícios alimentares em festas e não vê resultados na perda de peso como gostaria? Talvez você esteja caindo nas armadilhas das dietas. Neste post você vai conhecer quatro delas e aprender como evitar os vilões do emagrecimento. Vamos lá:

#1 Bebidas industrializadas light e zero

O sabor doce do produto diet ou light engana seu cérebro. O paladar ao sentir o gosto adocicado envia a mensagem de que algo calórico está sendo consumido. Quando isso não ocorre, o apetite é estimulado, ainda que algumas horas depois. Alguns estudos mostram que o obeso que usa muito produtos diets acaba comendo mais ao fim do dia. Além disso, essa forma artificial de adoçar os líquidos pode resultar em disbiose intestinal, que é uma alteração na população de bactérias que habitam nosso intestino. Isto faz com que mais bactérias “más” do que “boas” morem em nosso órgão e pode se manifestar com prisão de ventre, intestino solto, dor abdominal, alergias de repetição, enxaqueca e má digestão. É no intestino que ocorre a maior parte da produção de serotonina, conhecida como substância da felicidade e do bem-estar. Com menos serotonina, ficamos mais ansiosos e buscaremos “conforto” em alimentos doces. Por isso, evite estes produtos. Água é sempre a melhor opção para beber ou um suco natural de baixo índice glicêmico.

#2 Barras de cereais e biscoitos fit

São alimentos que, além de serem fáceis de ser transportados, passam a falsa percepção de saudáveis, estimulando o consumo por vezes excessivo. No entanto, muitas vezes são ricos em gordura trans. Prefira as frutas in natura ou as secas. Tenha sempre um saquinho de castanhas, coco, nozes. Mas também cenouras, pepinos e tomates cereja, fáceis de carregar em pequenos recipientes, também são boas opções.

#3 A teimosia em excluir a gordura da dieta

Gordura trans continua sendo vilã da saúde, mas tiranizar qualquer nutriente não é bom para perder gordura corporal. A demonização da gordura da nossa alimentação fez com que naturalmente comêssemos menos gorduras e proteínas. Isso causou um desequilíbrio nutricional. Passamos a comer bem mais carboidratos (pão, biscoitos, arroz, macarrão…). Além disso a indústria alimentícia – se valendo desta percepção de que gordura amplia doença cardiovascular, retirou-a de alimentos como iogurtes e leites (os famosos 0% de gordura). No entanto, para manter o sabor, foi necessária a introdução de mais carboidratos – muitas vezes chamados de outros nomes como “frutose industrializada”. O consumo de gorduras saturadas é fundamental para a dieta saudável, porque exige menos produção de insulina, amplia a saciedade, são responsáveis pelo transporte de vitaminas e minerais e a produção de hormônios no nosso organismo. O ideal é dosar carboidrato, proteína e gordura, em doses equilibradas, em todas as refeições.

#4 A insistência em consumir suco de laranja ou de uva

Uma laranja tem 5g de frutose e além disso possui fibras. Ao mastigarmos a fruta in natura, ativamos o metabolismo e favorecemos a saciedade por meio da liberação de uma substância chamada leptina. Já 200 ml de suco de laranja precisam de 4 a 5 laranjas para serem produzidos, o que corresponde de 20 a 25 g de frutose. Neste processo, perde-se as fibras e anula-se a mastigação, sem a produção da substância da saciedade. Já o suco de uva tem 30g de frutose em 200 ml, o que corresponde a quase 1 kg de uva. Você comeria esta quantidade de uva em alguns segundos? Da mesma forma, seu pâncreas e fígado não estão preparados para receber tanto carboidrato (frutose) de uma vez. DICA: Consumi-los próximo horário do treino, pois serão ótimos fornecedores de energia ou com alimentos rico em fibra para tentar diminuir o índice glicêmico desses sucos.

Agora você já sabe: evite bebidas light ou zero, consuma na hora certa o suco de laranja ou de uva, risque biscoitos fit ou barras de cereais da sua dieta e pare de demonizar a gordura consumida com equilíbrio. Fazendo isso, você passará a observar melhores resultados em sua meta de emagrecimento. Foco!

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?