Doenças infantis causadas pela má alimentação

A vida moderna e as facilidades de acesso a alimentos industrializados estão mudando radicalmente os hábitos alimentares dos seres humanos nos últimos 40 anos. Crescer se alimentando quase que integralmente por comidas processadas, porém, pode dificultar o desenvolvimento físico e mental de crianças e causar impactos durante toda uma vida. Neste artigo vamos tratar das doenças infantis causadas pela má alimentação.

#1 Obesidade

A obesidade é o principal problema que leva a outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Para prevenir a obesidade na infância, deve-se dar preferência a uma alimentação mais natural e com menos produtos industrializados, como biscoitos, salgados, salgadinhos, sorvete, salsicha e linguiça, por exemplo. 

#2 Anemia

A anemia infantil é comum e normalmente ocorre devido à falta de ferro na alimentação. O nutriente está presente principalmente em alimentos como carnes, fígado, alimentos integrais, feijão e vegetais verde escuros, como salsa, espinafre e rúcula, justamente os alimentos que as crianças mais rejeitam. 

Para melhorar o aporte de ferro na dieta, deve-se incentivar o consumo dos alimentos citados acima e após almoço, uma fruta cítrica, como laranja, abacaxi ou tangerina, pois são ricas em vitamina C e aumentam a absorção de ferro no intestino. E sempre solicitar ao médico exames do hemograma completo, ferro e ferritina! 

#3 Diabetes

A diabetes é uma doença que vem aparecendo cada vez mais em crianças devido ao excesso de peso e à falta de atividade física. Além da alimentação, a diabetes é considerada uma doença auto imune, indicando que algo não está adequado, podendo até ser o lado emocional/psicológico.

Para prevenir, é necessário manter um peso adequado, fazer exames de sangue também das vitaminas e minerais da criança, evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados e incentivar a prática de esportes. 

#4 Colesterol alto

O colesterol alto aumenta o risco de ter problemas cardiovasculares, como infarto, AVC e aterosclerose. Esse problema ocorre principalmente devido ao consumo de alimentos ricos em carboidratos e gorduras hidrogenadas, como alimentos com muito açúcar ou farinha, biscoitos, salgados e produtos industrializados no geral.

Para prevenir e melhorar os níveis do colesterol bom e reduzir o ruim, deve-se fazer atividade física, diminuir o excesso de carboidratos da dieta e dar atenção a alimentos com gorduras boas: Tipo, colocar 1 colher de sopa de azeite extra virgem sobre a salada do almoço e o jantar, e incluir nos lanches alimentos como castanhas, amêndoas, amendoim, nozes e sementes como chia e linhaça.

#5 Hipertensão

A hipertensão infantil pode ter como causa outros problemas, como doenças nos rins, no coração ou no pulmão, mas também está bastante ligada ao excesso de peso e ao consumo excessivo de sal (dos alimentos industrializados), o cuidado é maior especialmente quando existe histórico de pressão alta na família.

Para prevenir, é necessário manter o peso controlado, evitar o uso de temperos prontos/artificiais e adicionar pouco sal nas preparações em casa, dando preferência a temperos naturais como alho, cebola, pimenta, pimentão e salsa. Além disso, é preciso evitar os alimentos prontos ricos em sódio (conservante), como lasanhas congeladas, feijoadas prontas, bacon, linguiça, salsicha e presunto. 

#6 Insônia e dificuldade para respirar

A insônia muitas vezes acontece porque o excesso de peso causa dificuldade para respirar, devido ao acúmulo de gordura na região do pescoço e tórax. O aumento da gordura pressiona a faringe, que é o canal por onde o ar passa, dificultando a respiração e causando roncos e insônia. Neste caso, a solução é perder peso através de uma alimentação saudável e prática de exercícios.

Dica da Nutri: cuide da alimentação de seu(s) filho(s) assim como cuida de sua educação. São as maiores heranças que você pode deixar a ele(s).

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?