
Diante da imensidão de opções oferecidas em um restaurante a quilo, ou self-service, a dieta nossa de cada dia fica ameaçada, né? Afinal, haja tentação! Muita gente não resiste e acaba colocando um pouquinho de tudo, fazendo aquela “mistureba” calórica e nem tanto nutritiva na hora do almoço. Mas será que é possível montar um prato saudável no self-service? Neste post você vai descobrir que SIM! Confira as dicas:
Dica #1
Ocupe metade do prato com salada de folhas ou de legumes: isso vai garantir a sensação de saciedade e também a ingestão de nutrientes.
Dica #2
Na hora de temperar a salada, esqueça os molhos prontos, pois eles podem conter muito sódio e ser prejudicial à saúde e reter muito líquido, deixando a pessoa inchada e desconfortável.
Boas opções para temperar são o azeite (em quantidade moderada), o limão e o vinagre. Proibido também o uso do sal, experimente a salada com o real sabor que ela oferece.
Dica #3
Não exagere na quantidade de proteína e dê preferência a carnes cozidas, assadas ou grelhadas.
Dica #4
Escolha somente um tipo de carboidrato, como arroz, macarrão, batata, cará/inhame ou mandioca e não exagere na quantidade. Carboidrato não engorda se você souber equilibrar a alimentação do dia inteiro!
Dica #5
As leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e lentilha) também são importantes para equilibrar o prato saudável, pois acrescentam proteínas, vitaminas e minerais à refeição.
Uma dica legal é deixá-las de molho da noite para o dia e descartar essa água e cozinhar com uma cabeça de cebola, cortada ao meio para diminuir os gases.
Dica #6
Os restaurantes self-service costumam oferecer muitas opções empanadas, gratinadas com queijo, com molho branco e outras formas de preparo muito calóricas.
Atente-se ao preparo dos pratos: opte por berinjela assada no lugar de berinjela à parmegiana, por exemplo. No dia a dia, escolha as opções mais simples.
Dica #7
SOBREMESA: Opte por frutas. Frutas ácidas aumentam absorção de ferro, ideal para mulheres que possuem ciclo menstrual, devido à perda desse mineral nesse período (ferritina baixa causa queda de cabelo).
Homens: evitem as frutas ácidas. Deixe uma opção mais calórica para apreciar somente aos fins de semana, com moderação, pois assim vai comer sem culpa.
Dica #8
Uma dica extra: que tal experimentar não ingerir líquidos enquanto como? Consumir bebidas durante as refeições pode prejudicar a digestão e ainda causar distensão abdominal.
Se for muito difícil ficar sem beber, escolha água 30 minutos antes (ajuda na digestão e/ou 1 hora e meia depois da refeição).
Agora que você já sabe como montar um prato saudável no self-service não tem mais desculpa para não fazer dieta comendo fora de casa, hein? Foco!
Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão
Categorias
- Bem Estar (6)
- Dieta (9)
- Festas (2)
- Saúde (11)
- Segurança dos alimentos (1)
- Sem categoria (1)