Festa junina saudável

Você tenta a todo custo seguir firme em sua dieta, mas uma das épocas do ano mais convidativas para uma “orgia calórica” vem aí: as festas juninas. E agora? Como aproveitar os festejos juninos sem enfiar o pé na jaca?

Vamos te ajudar com três receitas funcionais e deliciosas de comidas típicas para que você possa aproveitar o clima junino sem culpa! Vem com a gente:

 

#1 Arroz doce

 

Ingredientes:

1 1/2 xícaras (chá) de arroz integral

5 xícaras (chá) de água filtrada

6 cravos-da-índia

1 canela em pau

1 xícara (chá) de leite de coco caseiro*

4 unidades médias de inhame cru

5 colheres (sopa) de açúcar demerara

1 xícara (chá) de coco ralado fresco

Canela em pó a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo:

Deixe o arroz de molho em água filtrada por 8 horas. Após, coe e despreze a água. Em uma panela leve o arroz para cozinhar em 4 xícaras de água junto com os cravos-da-índia e a canela em pau. Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo ou até que o arroz fique macio. Em um liquidificador bata o inhame com o leite de coco caseiro. Adicione ao arroz, mantendo o cozimento lento. Adicione o açúcar e o coco ralado e cozinhe por mais 5 minutos. Caso necessário acrescente mais água. Dica: caso prefira o paladar de coco queimado, antes de adicioná-lo ao arroz, esquente-o em uma frigideira com uma colher de chá de açúcar demerara, coloque o coco ralado e deixe formar um caramelo (cuidado para não queimar).

 

#2 Canjica com coco e biomassa

 

Ingredientes:

500g de canjica

1 litro de água filtrada para hidratar a canjica

1,5 litros de água filtrada para cozinhar a canjica

350g de coco ralado

1 litro de água quente filtrada

1 xícara (chá) de açúcar demerara

5 unidades de cravos-da-índia

1 colher (café) de canela em pó

1 unidade de cardamomo

Raspas da casca de 1 limão

2 cubos de gelo de biomassa de banana verde**

 

Modo de preparo:

Hidrate a canjica na água por 4 horas. Após esse período, escorra e cozinhe com a água em panela de pressão. Quando iniciar pressão, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por 30 minutos. Enquanto isso, em um liquidificador coloque 250g do coco ralado e a água quente e bata por 3 minutos. Não coe e leve para uma panela com o açúcar, os cravos, a canela, o cardamomo e a biomassa de banana verde. Deixe ferver. Acrescente a canjica cozida e o restante do coco ralado e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre. Finalize com as raspas de limão.

 

#3 Pamonha

 

Ingredientes:

6 espigas de milho

1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de leite de coco caseiro

1 pitada de sal de sua preferência

2 litros de água filtrada

 

Modo de preparo:

Descasque os milhos e reserve as palhas inteiras. Rale as espigas no ralador grosso até formar uma massa de milho e reserve. Em uma tigela grande coloque a massa de milho, o açúcar, o leite de coco caseiro, o sal e misture bem com uma colher. Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-a de um lado, para formar um saco pequeno. Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante. Em uma panela grande, leve a água para ferver. Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos. Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer. Sirva frio ou quente.

 

*Receita leite de coco caseiro (para o preparo do arroz doce e da pamonha)

 

Ingredientes:

2 unidades de coco seco (marrom, comprado no sacolão)

Água do coco das unidades acima

Água filtrada a gosto

 

Modo de preparo:

No liquidificador bata bem o coco (sem a casquinha marrom, todo branquinho), junto com a água do coco e acrescente água filtrada até ficar na consistência desejada. Coe em coador de pano ou peneira fina. Conserve na geladeira até 24 horas ou congele. Dica: para retirar a polpa do coco, coloque-o no forno bem quente por cerca de 30 minutos. Retire-o do forno, enrole-o em um pano de prato limpo e bata para quebrá-lo.

 

**Receita biomassa de banana verde (para o preparo da canjica)

 

Ingredientes:

6 unidades de bananas bem verdes com os talos

Água filtrada o suficiente para o cozimento

 

Modo de preparo:

Lave as bananas com água e sabão. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve ao fogo. Ao iniciar fervura adicione as bananas verdes com a casca. A água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”. Tampe a panela e deixe em fogo alto até iniciar a pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma com ajuda de um pegador, e coloque-as num processador ou liquidificador. A banana não pode esfriar. As bananas formarão uma massa bem espessa, a famosa biomassa. coloque em forminhas de gelo e congele por até 30 dias.

Dica: com a banana verde orgânica você pode elaborar a biomassa de banana verde integral (com a casca). Caso contrário, elabore a biomassa apenas com a polpa da banana (sem a casca).

 

E aí, anotou todas as dicas? Então é só preparar as bandeirinhas e a fogueira e cair na diversão!

Para mais dicas de nutrição, continue acompanhando sempre o nosso blog.

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?