Aprenda a interpretar seu xixi

Você sabia que a cor da urina pode falar muito sobre a sua saúde? Sim, a coloração do xixi é um indicador do funcionamento do organismo e é bom estar atento(a) a algumas alterações que podemos reconhecer só de olhar para ele, especialmente se o vaso sanitário for branco.

A urina é o produto da filtragem dos rins, que despejam na bexiga uma mistura de água e toxinas que o corpo não precisa mais e deve eliminar. Os alimentos ingeridos e os mecanismos próprios individuais, como transpiração e respiração, determinarão a quantidade de urina evacuada.

A quantidade de água consumida durante o dia está diretamente relacionada com a concentração urinária. Caso a pessoa beba pouca água, a urina ficará mais escura, o que pode apontar desidratação. Se a ingestão é adequada, a urina ficará bem diluída, de cor amarela clara.

Outros aspectos a serem notados são o cheiro e a espuma do xixi. A urina com cheiro está relacionada à infecção do trato urinário. É importante perceber se o xixi apresenta mais espuma do que o normal, que pode significar perda proteica e até uma doença renal.

 

Cores da urina: o que indicam?

Transparente: Se a pessoa bebe muita água, talvez até exagere no consumo.

Amarelo palha muito claro: Esta cor é normal.

Âmbar ou mel: Já aponta desidratação. Portanto, a pessoa deve beber mais água. 

Amarelo escuro: Pode estar tudo normal, mas é preciso beber mais água.

Urina azulada: pode ocorrer devido à ingestão de certos tipos de medicamentos ou por alguns alimentos que contenham corantes.

Urina arroxeada: Pode decorrer de uma infecção urinária, acompanhada por uma bactéria que altera o PH da urina.

Urina alaranjada: decorrentes de alimentos que contenham beta-caroteno, como por exemplo, a cenoura, beterraba e alguns tipos específicos de medicamentos (antibióticos).

Urina esverdeada: decorrente de algum tipo de alimento que contenha corante ou de medicamentos como Amitriptilina, Propofol e a indometacina.

Urina avermelhada ou rosa: é decorrente de sangramentos nas vias urinárias, principalmente em pessoas que sofrem com cálculo renal ou também pela ingestão de alguns medicamentos e certos tipos de alimentos.

 

Dica da Nutri: beba sempre muita água e visite sempre seu médico.

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?