Como retirar ou diminuir os agrotóxicos dos alimentos

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em números absolutos. A agricultura brasileira usou 539,9 mil toneladas de pesticidas em 2017, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). E, na contramão de movimentos mundiais que lutam pela redução do uso de agrotóxicos na produção de alimentos, nunca foi tão rápido registar um agrotóxico no Brasil: o ritmo de liberação atual é o maior já documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga números desde 2005.

Portanto, e infelizmente, neste país é difícil encontrar boa comida para consumo… O ideal, claro, seria que todos pudéssemos consumir alimentos orgânicos, mas muitas pessoas têm dificuldades em comprar devido ao valor mais alto em comparação aos convencionais e à dificuldade de se encontrar orgânicos no comércio.

Mas, então, o que podemos fazer para tentar amenizar a concentração de agrotóxicos nos alimentos que consumimos?

Não há muita evidência, mas vamos tentar de todas as formas garantir nossa saúde! São soluções baratas e caseiras. Anote as dicas:

1 Sempre lave tudo o que puder ser lavado em água corrente. Frutas, verduras, legumes, grãos, sementes…

2 Deixe os alimentos imersos em solução salina (10g = 1 colher de sopa de sal de cozinha por litro de água) por 10 minutos.

3 Depois, deixe os alimentos em solução com vinagre (25ml por litro de água) por 10 minutos.

4 E, após, coloque os alimentos em solução com bicarbonato de sódio (1g = 1 colher de chá por litro de água) por 10 minutos.

Importante: descasque tudo que NÃO for orgânico sempre que possível. Batatas, tomates, maçãs, peras… E tratamentos térmicos (cozinhar, ferver, vapor) também ajudam a reduzir a concentração de agrotóxicos nos alimentos.

Dá trabalho? SIM! Mas é o mínimo que podemos fazer para garantir nossa saúde e de nossos familiares. Essas dicas são preciosas, mas não retiram totalmente a quantidade de agrotóxicos, apenas diminuem. É uma estratégia interessante mas não se compara aos alimentos orgânicos. Quando puder optar, prefira os orgânicos sempre!

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?