Nutrição e longevidade: o que comer para chegar bem à terceira idade

Este 26 de julho, dia dos avós, é uma excelente data para refletirmos sobre a importância de cuidados com nossa saúde, sobretudo com nossa alimentação, para podermos aproveitar todas as fases de nossa vida. Por isso, trazemos hoje este artigo sobre nutrição e longevidade, com dicas de o que comer para chegar bem à terceira idade.

A melhor forma de longevidade é através do processo preventivo, adotando bons hábitos, e o principal deles é a prática da boa nutrição. Uma alimentação saudável é o ingrediente essencial para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

 

Então, afinal, o que comer para chegar bem à terceira idade?

 

Batata doce

Rica em fibras e antioxidantes, o tubérculo é conhecido pelo efeito anti-câncer e por ajudar na dieta de quem pretende emagrecer. Isso porque ela é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que ela libera glicose no sangue aos poucos sem estimular a produção de insulina. Portanto, quem come o alimento demora mais para sentir fome.

 

Algas

Também rica em antioxidantes, a alga atua na prevenção do câncer. É conhecida por ter  minerais como cálcio, ferro, iodo, potássio e magnésio, fundamentais para impulsionar a energia.

 

Feijão

Dietas ricas em feijão e leguminosas têm demonstrado reduzir o risco de câncer de cólon e ataques do coração. Os feijões são ricos em flavonóides saudáveis e fibras e são uma excelente fonte de proteína.

 

Grãos integrais

Fornecem fibra, minerais e também incluem antioxidantes. Eles têm função importante na redução do colesterol ruim.

 

Tofu

Ao contrário do pão processado, o tofu fornece proteínas, minerais e aminoácidos. Baixo em calorias, o alimento é feito a partir dos grãos da soja e tem a textura de um queijo cremoso.

 

Oleaginosas

Três nozes por dia é um dos segredos da dieta das blue zones. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health mostrou que pessoas que comem nozes várias vezes ao dia têm menor risco de doença coronária.

 

Frutas e legumes

Uma dieta rica em vegetais e frutas é essencial para uma vida saudável. O ideal é comer, pelo menos, dois vegetais em cada refeição. Já as frutas devem ser consumidas como petiscos.

 

Vinho tinto

Um cálice por dia, não mais do que isso, ajuda na prevenção de doenças cardíacas. A bebida contém polifenóis, que limpam as artérias e reduzem as chances de arterosclerose.

 

Aprendeu? Então siga corretamente as dicas e viva bem, por muitos anos!

Gostou? Compartilhe!

Receba o conteúdo do nosso blog em primeira mão

× Como posso te ajudar?